Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Carreira de Design de Games

O Designer de Games ( muitas vezes também chamado de Game Designer ou Projetista de Jogos ) basicamente é a pessoa que cria o conceito e projeta jogos.
O principal mercado para o desenvolvimento de jogos são os video games e o computador, mas hoje em dia o desenvolvimento de jogos para celular e até mesmo cartas tem se desenvolvido bastante.
A principal característica do Designer de games com certeza é a criatividade, desenvolver o conceito de um novo jogo não é uma tarefa simples.
É preciso estar atento as tendências do mundo dos games, é preciso ter um grande senso estético e principalmente é preciso ter muito bom gosto.
Um jogo pode ter um público alvo pré-definido, mas em geral, grandes jogos tem um publico bastante variado, o jogo podendo ser levado para diversos países e culturas diferentes, tudo isso deve ser levado em conta pelo designer de games para que o jogo não se torne ofensivo para algumas pessoas.

O Mercado de Design de Games no Brasil

Embora seja uma das maiores indústrias do mundo, principalmente nos grandes centros: Japão, Estados Unidos e Europa, o mercado de design de games no Brasil ainda é pequeno e tem um grande potencial.
Estão faltando profissionais de design de games especializados para o mercado Brasileiro de Jogos decolar.
Como o curso de Design de Games é novo, grande parte dos profissionais que atuam hoje no mercado de desenvolvimento de games Brasileiro, são profissionais de informática, principalmente vindos do curso de Ciência da Computação, estes profissionais, em geral programadores, acabam cuidando também da criação do roteiro e da arte, por isso muita gente inclusive devido a este fato acaba confundindo o programador com o design de jogos.
Embora muitas vezes ( principalmente em pequenos estúdios e empresas ) estes dois papeis acabem sendo desempenhados pela mesma pessoa, nem sempre quem projeta o jogo é quem programa e nem sempre quem programa é quem o projetou.
Uma boa comparação para o profissional de design de games é compara-lo a um arquiteto: o seu papel principal é projetar o jogo e acompanhar o seu progresso. Assim como o arquiteto pode eventualmente visita a sua obra, o design de games deve acompanhar de perto a sua equipe, para garantir a qualidade e que não se desviem da idéia original.
Para pequenos projetos, ter um profissional que realize todas as tarefas pode até funcionar, mas para poder criar jogos com a qualidade e complexidade que o mercado de hoje exige é preciso se especializar, é preciso ter um conhecimento especializado nas áreas de design de games. É justamente esse profissional que está em falta no mercado Brasileiro: os especialistas em Design de Games.

Carreira de Design de Games: Aspetos Positivos

Segundo a agência de notícias Reuters, a indústria de entretenimento e games é a maior do mundo e este mercado está apenas começando no Brasil. O mercado está precisando muito de mão de obra qualificada, há excelentes oportunidades principalmente no mercado de desenvolvimento de jogos para celulares.

Carreira de Design de Games: Aspectos Negativos

O aspecto negativo desta carreira é que muitas vezes profissionais de outras áreas acabam competindo pelas mesmas vagas, profissionais de ciência da computação e artes por exemplo. Outro ponto negativo é a necessidade constante de atualização, já que estão sempre surgindo novas tecnolgias, novos videos games e novos conceitos na área de design de games.

Fonte: guiadacarreira

2 comentários:

  1. quero ser um gamer design, gostei muito do blog!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei...eu sou designer de interiores dá uma passada no meu novo blog
    www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com
    to seguindo

    ResponderExcluir