Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

As melhores trilhas sonoras do videogame

Listamos as melhores trilhas sonoras dos videogames pra você. Ponha o fone de ouvido e prepare-se para a viagem...

"ToeJam & Earl"
A trilha sonora tem tudo a ver com os personagens e até com a história do game. ToeJam é um alienígena vermelho que usa roupas largas e uma enorme corrente de ouro em volta do pescoço. O boné branco, os tênis pretos e os olhos caídos denunciam: ele é um verdadeiro funkeiro. Ao lado do gordinho Earl, eles acompanhavam a batida do planeta Funkotron enquanto buscam pelos pedaços de suas naves espalhados por lá.

Não se engane. Esse é o funk original dos anos 60, nascido na voz de James Brown e Cia.
http://www.youtube.com/watch?v=yTIrdlRs--Q&feature=player_embedded

"Tony Hawk's Pro Skater  3"
Tudo bem que a trilha não foi composta especialmente para o game, mas só o fato de reunir tanto Punk Rock e Hip Hop de qualidade em um só lugar merece destaque. Depois de "THPS 3", era impossível andar de skate sem o som dos Ramones de fundo. Hey Ho, Lets Go! Fora isso, ainda é possível encontrar artistas como Motörhead, AC/DC, Red Hot Chilli Peppers, além dos desconhecidos, mas muito bons Alien Ant Farm, House of Pain e Adolescents.
http://www.youtube.com/watch?v=7In-_AakH_c&feature=player_embedded

"Sonic"
Criada por Michael Jackson. Precisa dizer mais alguma coisa? Toda a trilha sonora de "Sonic: The Hedgehog 3" foi produzida e criada pelo Rei do Pop. No entanto, devido às acusações de pedofilia sobre o astro na época, a Sega decidiu deixar os créditos de Michael de lado na produção final. Apesar de toda a polêmica, pouco tempo depois da morte do artista os principais meios de comunicação noticiaram o envolvimento do cantor, revelado por Brad Buxer, o tecladista que trabalhava com o astro.
http://www.youtube.com/watch?v=VcxWBvNNmHw&feature=player_embedded
Algumas das músicas do game até lembram os sucessos de Michael Jackson. Dá só uma escutada:

Nossa! A semelhança entre "Who is It" acelerada e "Cap Zone" é muito grande.

"God of War"
Uma série épica não poderia ter uma trilha que não acompanhasse o mesmo título. "God of War" tem uma das trilhas mais bem feitas de toda a história do videogame. Mesmo com toda a ambientação baseada na mitologia grega, os caras conseguiram captar toda a essência da raiva de Kratos. É simplesmente sensacional.

Vale lembrar que a trilha sonora de "GoW" está disponível em CD e foi composta por Gerard K. Marino, Ron Fish, Winifred Phillips, Mike Reagan, Cris Velasco e Winnie Waldron.
http://www.youtube.com/watch?v=oVljywxAjH0&feature=player_embedded

"Super Mario Bros."
Saindo um pouco das composições puramente musicais, "Super Mario Bros." trouxe um ar diferente para os videogames. O foco nos efeitos sonoros foi superior a qualquer outro jogo da época.
Quer a prova? Pegue aquela pessoa que você nunca imaginou ter jogado videogame na vida e toque algum dos efeitos ou até alguma das músicas de "Super Mario Bros." Duvido ela não reconhecer.
http://www.youtube.com/watch?v=bQWxoShujM0&feature=player_embedded

"Chrono Cross"
A trilha sonora dos RPGs sempre foi fantástica, mas "Chrono Cross" merece destaque. Uma das mais belas composições de todos os tempos. Não importa o gosto musical, as músicas cativam.
http://www.youtube.com/watch?v=GBiXPP_Tm3Y&feature=player_embedded
Este vídeo mostra justamente a orquestra do Vídeo Games Live recriando a obra Scars of Time. Coisa linda!

"Rock 'n Roll Racing"
Quer peso? Então toma!
"Rock 'n Roll Racing" foi um dos primeiros games a reunir obras de várias bandas em um só jogo, e o melhor: só monstros sagrados do Rock.
Deep Purple, Black Sabbath, Steppenwolf, Henry Mancini, George Thorogood e Golden Earring. Melhor impossível.
Detonar seus adversários exige uma trilha pesada. Nesse quesito, "Rock 'n Roll Racing" cumpre bem o seu papel.
http://www.youtube.com/watch?v=c3kYqIui_Xc&feature=player_embedded

Lembro que a matéria não tem o objetivo de colocá-las em uma ordem, muito menos dizer que uma é melhor do que a outra, até porque muitas outras trilhas excelentes ficaram de fora da nossa breve seleção. O que vale é mostrar que os videogames são muito mais do que apenas "joguinhos". Videogame é arte.

Um comentário:

  1. Taí um blog que vou visitar sempre! Gostei mesmo. Eu incluiria aí a Trilha de Black, tem tudo haver com o jogo, mantêm aquele clima de guerra e tal. gostei e já estou seguindo tb!

    ____

    http://algunsfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir